Pesquisar no Blog

quarta-feira, 4 de junho de 2014


Jogos da Copa do Mundo pedem atenção na portaria de condomínios residenciais

 

Grande movimentação pode dar chance a pessoas mal-intencionadas

 

As semanas que se seguirão de Copa do Mundo compõem um período de muita agitação em casas e apartamentos.  Muitos se reúnem com amigos ou familiares nas residências para torcerem juntos, ou optam por assistir as partidas em bares e restaurantes, deixando a casa vazia. Em condomínios, por exemplo, o fluxo é intenso de pessoas que entram e saem durante os dias de jogos. Em época de grande movimentação nas portarias é importante reforçar a atenção no quesito segurança para assim impedir ações de pessoas oportunistas e mal-intencionadas.

Durante grandes eventos ou feriados é comum perceber um aumento no número de furtos e arrastões, quando espertalhões aproveitam de falhas na segurança e a intensa entrada e saída de pessoas para invadir casas e apartamentos vazios e desprotegidos. Para evitar situações como esta é importante que algumas medidas de segurança sejam tomadas.

Uma destas atitudes preventivas é a identificação de visitantes. Todos eles precisam receber a confirmação do morador que irá recepcionar o encontro. Por isso, é fundamental o trabalho dos funcionários da portaria, que devem ser ágeis para impedir que a grande movimentação se torne um risco para o condomínio.  Outra atitude a ser tomada pela administração do condomínio é checar as câmeras do circuito interno, pois caso ocorra algum evento desagradável haverá o registro do incidente.

Para quem irá sair de casa para assistir aos jogos pode tomar diversas atitudes de precaução para garantir a segurança de sua casa ou apartamento, como por exemplo, manter discrição sobre o lugar que irá acompanhar as partidas e o tempo que irá ficar fora de casa; não deixar evidências de que a residência está vazia; manter portas e janelas bem fechadas, entre outras coisas.

Mesmo em condomínios, muitas destas atitudes podem ser ineficazes se a portaria não reforçar o trabalho preventivo de segurança, por isso a necessidade de profissionais treinados, comprometidos e atentos. É bom lembrar que os porteiros não podem se distrair, portanto estão entre aqueles profissionais torcedores que não poderão assistir aos jogos nem se empolgar com os fogos e comemorações. É recomendável, então, que os porteiros e zeladores sejam contratados através de empresa terceirizada de confiança que habilite seus funcionários a desempenhar um trabalho de excelência para prezar pela segurança e conforto dos moradores, e assim todos poderão curtir a Copa do Mundo com tranquilidade e alegria.

 

Amilton Saraiva - especialista em condomínios da GS Terceirização www.gsterceirizacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados