Pesquisar no Blog

domingo, 1 de junho de 2014


Aguenta Coração!

Saiba os cuidados que você deve ter com a saúde durante os jogos da Copa

Ao chegar o início dos jogos, sempre há aqueles torcedores que ficam mais aflitos e transbordam emoção.  Durante a Copa do Mundo, a ansiedade para assistir as partidas fica mais intensa e as pessoas com histórico de problemas cardíacos devem ficar atentas aos sintomas.  

 Parece até brincadeira, mas pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) analisaram os últimos campeonatos mundiais e notaram que nos dias de jogos o número de internações de pacientes cardiopatas cresce em hospitais brasileiros. 

 O cardiologista do Hospital San Paolo, Eduardo Campbell, afirma que durante os jogos ou em outras situações que envolvem muita emoção o nosso corpo reage como se estivéssemos em uma situação de perigo. “Nesses casos, ocorre uma série de modificações hormonais, principalmente, estimuladas pela liberação de adrenalina”, afirmou Campbell.

 Entre os efeitos da adrenalina, pode se destacar a redução do diâmetro das veias e artérias, o que aumenta o fluxo de sangue em órgãos nobres como o coração e cérebro; além disso, o coração passa a bater mais rápido e com mais força. 

 De acordo com Campbell, o aumento da frequência e da força da contração provoca uma maior necessidade de nutrientes e de oxigênio pelo coração, ou seja, seria como se trabalhássemos mais pesado em um determinado dia e sentíssemos mais fome. “Caso o indivíduo tenha um estreitamento das artérias do coração, ele não conseguirá suprir essa necessidade maior de energia, o que pode desencadear uma angina pectoris (dor no peito) ou até mesmo um infarto agudo do miocárdio.” 

 

Recomendações - Antes dos jogos deste ano, é recomendável fazer uma consulta de rotina para ajuste das medicações para hipertensão arterial (HAS), insuficiência cardíaca, arritmias, doença arterial coronariana, entre outras. É aconselhável também não exagerar no sal, na gordura e no álcool na hora de torcer. As bebidas alcoólicas merecem cuidados redobrados, pois funcionam como um vasoconstrictor (diminuição do diâmetro das veias e artérias) e um estimulante, o que pode piorar os quadros hipertensivos, arritmias e infartos.

 

Durante os jogos fique atento aos seguintes sintomas:

·       Palpitações

·       Tontura

·       Dor no peito

·       Mal-estar Geral

·       Ansiedade excessiva

 
Na constatação desses sinais, é necessário parar de assistir aos jogos e procurar atendimento médico para esclarecimento do quadro.

 

 
 

Centro Médico do Hospital San Paolo

Para consultas com cardiologista e outros especialistas

Tel: (11) 2613-4311


 

Hospital San Paolo

Rua Voluntários da Pátria, 2786 - Santana

Tel: (11) 3405-8200

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados