Pesquisar no Blog

quinta-feira, 8 de maio de 2014


Brasil conta com 0,9% de Enfermeiros para cada mil habitantes

Mercado de trabalho para os profissionais da Enfermagem é vasto e oferece oportunidades em diversas áreas

No dia 12 de maio, comemora-se o Dia Internacional do Enfermeiro, um dos profissionais mais importantes da área da saúde. De acordo com a Dra. Maria do Carmo Querido Avelar, diretora do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo: "a categoria de Enfermagem representa, hoje, 60% dos trabalhadores da área da saúde, sendo que 81% desse total atuam na rede privada e 19% na rede pública".

A Dra. Maria do Carmo explica que atualmente o Brasil conta com 0,9% enfermeiro para cada mil habitantes, e meio profissional para cada médico, porém a Organização Mundial da Saúde recomenda um enfermeiro para cada 500 pessoas.

"A maior parte dos profissionais de Enfermagem está concentrada no Estado de São Paulo que possui 200 cursos de graduação na área, dos quais 29 estão na capital paulista. Hoje, a área representa o quinto maior curso no que diz respeito ao número de matrículas do país", afirma.

De acordo com a professora, o mercado de trabalho é vasto e promissor, oferecendo excelentes oportunidades, visto que, além das instituições de saúde, o enfermeiro pode atuar em diversas áreas, tais como:

Indústrias - O profissional de Enfermagem integra a equipe de saúde do trabalho de determinadas empresas em que é obrigatória a presença do enfermeiro especializado no segmento.

Home care - Trata-se da assistência domiciliar prestada por enfermeiros.

Casas de parto - Locais em que trabalham enfermeiros, atuando no pré, durante e no pós-parto.

Casas de repouso ou de longa permanência - O profissional atua no atendimento e cuidado, em locais específicos para idosos ou pessoas com determinadas moléstias.

Clínicas de reabilitação - Espaços que podem ser dedicados à reabilitação física ou psicológica, em que o enfermeiro oferece cuidados, treinos e reeducações.

Clínicas de terapias naturais ou complementares - Locais que oferecem tratamentos como acupuntura, massagem, termoterapia, reflexologia e outros.

Centros diagnósticos - Os enfermeiros atuam no gerenciamento das instituições e na orientação, preparo e coleta de exames.

Creches e escolas públicas - O profissional de Enfermagem acompanha o desenvolvimento e crescimento das crianças, como altura, peso e visão. Somada a isso, há a orientação sobre os cuidados com a saúde, entre eles: higiene e vacinação.

Casas de apoio ou alojamentos - Nesses espaços, que recebem desabrigados ou moradores de rua, o enfermeiro pode orientar os indivíduos quanto aos cuidados básicos sobre a higiene; prevenção de moléstias infectocontagiosas e encaminhá-los para centros médicos.

 Pesquisa clínica - A área busca enfermeiros especializados e engloba instituições de ensino superior, centros de pesquisa privados, agências regulatórias e indústrias farmacêuticas.

 Área de assessoria e consultoria - O papel do enfermeiro é realizar o diagnóstico e a formulação de soluções, oferecendo orientação nas tomadas de decisões, o que irá refletir diretamente nos resultados desejados pela instituição

Homens ganham espaço nas diversas áreas da Enfermagem

Muito se fala das profissões nas quais a mulher passou a ocupar o mesmo espaço que o homem, já na Enfermagem o processo é o contrário. Nos últimos anos, os profissionais do sexo masculino vêm conquistando cada vez mais espaço no setor, fato que pode se justificar pelas altas chances de empregabilidade. É o que explica a Dra. Maria do Carmo Querido Avelar, diretora do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

"A Enfermagem é uma profissão voltada ao cuidado, característica que a consolidou como uma ocupação essencialmente de mulheres. Atualmente, 87% dos enfermeiros são do sexo feminino, e 13% são homens. Porém, esse quadro está mudando. O número de alunos do sexo masculino em nossa Instituição vem crescendo, visto que as possibilidades no mercado de trabalho para eles também são excelentes", afirma.

A Dra. Maria do Carmo afirma que, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a Enfermagem é a quinta área com maior empregabilidade do Brasil.

"Além das oportunidades no mercado de trabalho, as características masculinas auxiliam na execução das atividades do setor. Por exemplo, os homens também conseguem realizar vários plantões, trabalhar no período noturno e ainda conciliar outras atividades, como a docência, isso se dá pela resistência física que eles têm", afirma.

Para a diretora, o atual baixo percentual de enfermeiros não significa que os homens não são capazes de construírem carreira na Enfermagem. Esse número é devido às várias razões sociais. Segundo a professora, clínicas voltadas para pacientes homens são algumas das áreas que necessitam de enfermeiros do sexo masculino.

"Existem unidades clínicas de obstetrícia que contam com profissionais masculinos, fato que também é comum entre alunos de nossa especialização. As UTIs, Prontos Socorros e os Centros Cirúrgicos são campos que exigem bastante esforço físico dos profissionais, e o enfermeiro do sexo masculino é essencial nesses setores. Hoje, o mercado está completamente aberto, basta eles chegarem e ocuparem cada vez mais seu espaço", conclui.

 

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo: www.fcmsantacasasp.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados