Pesquisar no Blog

quarta-feira, 30 de abril de 2014


Vacina contra gripe: gestantes podem e devem tomar

  As gestantes e mulheres com até 45 dias após o parto não só podem, como devem tomar a vacina contra a gripe, sem qualquer medo ou receio. De acordo com Marco Aurélio Safadi, infectologista e pediatra do Hospital e Maternidade São Luiz, a medida é fundamental mesmo após o nascimento do bebê.
“A importância da vacina é indiscutível. No caso de gripe forte com necessidade de internação hospitalar, por exemplo, o risco de morte da mãe é alto e os riscos no fim da gravidez são ainda maiores”, diz o especialista. “Por outro lado, estudos mostram que a vacinação da mãe aumenta a chance de proteção do bebê contra a gripe nos primeiros seis meses de vida”, complementa.
  vacina protege contra Influenza A (H1N1); Influenza A (H3N2) e Influenza B, mas não contra resfriado já que esse é causado por outros vírus. Para garantir um melhor resultado é preciso tomar a vacina antes do início da circulação do vírus. São necessários 15 dias para início da proteção, sua duração é de seis a 12 meses e é preciso tomar anualmente, já que o vírus muda constantemente.
Os efeitos colaterais podem ocorrer, mas tem curta duração. Dor no local de aplicação e inchaço são normais. A transmissão do vírus da gripe ocorre por via aérea, tem duração de quatro a sete dias, em alguns casos pode se estender um pouco mais. Um bom procedimento a ser seguido é lavar as mãos sempre que possível, além de evitar ambientes fechados.

 
Quem deve tomar a vacina contra a gripe:

 Crianças de seis meses

Menores de cinco anos

Pessoas com 60 anos ou mais

Trabalhadores da saúde

Povos indígenas

Gestantes

Mulheres com até 45 dias após o parto

Presos e funcionários do sistema prisional

Pessoas com doenças crônicas e "condições clínicas especiais" também devem se vacinar.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados