Pesquisar no Blog

domingo, 6 de abril de 2014

Dia Mundial da Saúde 
Neste ano, a data destaca a prevenção de doenças causadas por vetores, entre elas a dengue


    No dia 7 de abril é celebrado o dia Mundial da Saúde. Neste ano, o tema escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), são as doenças causadas por vetores, que inclui a dengue.
    Até o final de março de 2014, Curitiba registrou 102 focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. A maioria encontrada em borracharias, comércios de sucata e depósitos de transportadoras – segundo dados da Secretaria Mundial da Saúde (SMS).
    De acordo com a Infectologista do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), Dra Viviane Maria de Carvalho Hessel Dias, na grande maioria dos casos, a dengue costuma ser uma doença benigna. “Entretanto, a intensidade das manifestações clínicas podem variar conforme características do vírus, idade do paciente acometido, além de outros fatores”, explica.
    A médica, diz que na infância, a doença é menos pronunciada, com até 80% dos casos podendo ser sem sintomas. Já nos adultos o início costuma ser rápido – e o paciente apresenta febre, dor de cabeça intensa, dores muscular, lombar, articular e atrás dos olhos, além de fraqueza acentuada, náuseas, vômitos e falta de apetite. “Após a picada do inseto, durante dois a três dias, os vírus se multiplicam nos gânglios, e se disseminam para todos os tecidos pelo sangue”, explica.
     Segundo a especialista, o vírus tem grande preferência pelo tecido muscular, onde costuma se instalar e multiplicar-se, causando as dores musculares. Um dos músculos acometidos é o que fica localizado atrás dos olhos. “Por isso o surgimento de dor nos olhos e de cabeça acentuados”, relata a médica.
    Existem quatro tipos do vírus da dengue, que causam os mesmos sintomas. “ A diferença é que quando a pessoa é infectada por um dos tipos, adquire imunidade contra esse tipo específico, mas ainda fica susceptível aos outros três”, afirma a Dra. Em razão disso, é possível contrair mais de uma vez a doença.

Complicações

    Após três a quatro dias do início dos sintomas, podem aparecer manchas ou lesões na pele, sangramentos na gengiva, nariz, ou na pele, com novo período de febre. Na forma de dengue hemorrágica - febre hemorrágica da dengue, os sintomas iniciais são idênticos a forma clássica, porém no segundo ou terceiro dia podem aparecer hemorragias - leves ou graves a ponto de levar o paciente a óbito. “A maioria dos casos de dengue hemorrágica ocorre quando a pessoa pega a doença por uma segunda vez”, destaca a médica.

Tratamento e prevenção

    Após seis dias, inicia-se o período de recuperação do paciente, que pode durar semanas, podendo ainda persistir a fraqueza. O diagnóstico da doença é feito pelos sintomas clínicos e exame de sangue do paciente. Ainda não existe medicamento específico contra o vírus da dengue, e o tratamento deve ser feito com medicamentos que são usados para tratar os sintomas da doença. “As recomendações ainda incluem repouso e hidratação oral”, alerta a médica. Em casos mais graves, a pessoa precisa ser hospitalizada.
    A melhor maneira de prevenir a dengue, é combater o mosquito, com inseticidas, repelentes e eliminação de depósitos de água parada, especialmente nas regiões ao redor de casa. “A vacina contra a dengue está sendo estudada, e é possível que em breve também exista mais esta opção”, diz Dra Viviane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados