Pesquisar no Blog

segunda-feira, 24 de março de 2014


Ingestão de OTC sem orientação pode levar à hemorragia gastrointestinal ou à insuficiência hepática

 

Entidade médica americana lança campanha pelo uso seguro de OTC

 

 


 

No entanto, muitos consumidores não estão cientes das graves lesões hepáticas ou gastrointestinais que podem ser resultantes da superdosagem ou do uso excessivo desses medicamentos que se destinam a aliviar a dor. Visando conscientizar a população americana, a Associação Americana de Gastroenterologia (AGA) lançou uma campanha educativa para que os adultos façam o uso seguro desses medicamentos.

 

A mensagem central da campanha é sintetizada num vídeo que destaca a importância de ler e seguir as instruções dos rótulos dos medicamentos OTC.

 

O gastroenterologista Silvio Gabor (CRM-SP 47.042) gostou muito da iniciativa da associação médica americana, pois a campanha é focada num problema muito sério: a automedicação e suas consequências para a saúde gastrointestinal. “Muitos adultos supõem que como os medicamentos OTC não necessitam de receita médica, eles podem ser tomados casualmente, sem ao menos a leitura da bula. Mas isso não é verdade. A ingestão inadequada e/ou o abuso na ingestão desses medicamentos de venda livre podem resultar em hemorragia gastrointestinal ou insuficiência hepática, dependendo do princípio ativo do medicamento. Aqui no Brasil, nós também precisamos aumentar a conscientização da população sobre a importância da utilização segura desses medicamentos, capacitando as pessoas a usá-los com segurança", diz o médico.

 

O vídeo de dois minutos da campanha americana é muito esclarecedor, pois demonstra vários cenários que podem levar os adultos à overdose ou ao uso excessivo dos medicamentos OTC para a dor. “Tomar mais do que um medicamento com a mesma substância ativa ou uma mistura de princípios ativos pode causar danos e, em alguns casos, até mesmo a morte. Os medicamentos para dor mais comuns são o paracetamol e os AINEs (anti-inflamatórios não-esteroides), que podem ser encontrados em centenas de formas de produtos OTC. O perigo é que muitos adultos tomam diversos medicamentos contra a dor, ao mesmo tempo, visando aliviar dores de cabeça, dores de dente,  dores musculares e dores crônicas”, alerta Silvio Gabor, que também é professor assistente de Cirurgia Geral e do Trauma da Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (UNISA).

 

O vídeo também inclui duas animações em 3-D que ilustram os danos causados ao fígado relacionados com o princípio ativo do medicamento e o sangramento gastrointestinal. Nos Estados Unidos, a AGA estima que, a cada ano, 26 mil internações e mais de 400 mortes no país estão ligadas à overdose relacionadas com o paracetamol, enquanto que cerca de 100.000 hospitalizações e 16.500 mortes resultam de complicações gastrointestinais relacionadas com o uso de AINEs.

 

Leitura das bulas é vital

 

Para evitar esses riscos, a entidade médica americana incentiva que os adultos leiam, sigam a bula e conheçam o princípio ativo dos medicamentos de venda livre.  “Em caso de dúvidas, os pacientes devem falar com o médico ou o assistente do médico para aprender sobre as doses certas a tomar do medicamento e quais são os princípios ativos presentes naquele OTC, bem como as opções alternativas que devem ser consideradas”, explica Gabor.

 

Para o médico, as principais recomendações da campanha americana devem ser aplicadas aqui também em relação ao uso seguro de OTCs, dentre as quais, destacam-se:

 

·       Ler a bula;

·       Seguir as recomendações de dosagem, não ultrapassando-as por conta própria;

·       Tomar um OTC de cada vez;

·       Só tomar um produto de cada vez que contenha paracetamol e/ou AINEs (anti-inflamatórios não-esteroides);

·       Falar com o médico sobre o uso de medicamentos e outras opções para gerenciar sua dor.

 

Além do vídeo, um infográfico e outros recursos educacionais para a população podem ser acessados ​​em http://gutcheck.gastro.org/ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados