Pesquisar no Blog

quinta-feira, 6 de março de 2014


CRIANÇA SEGURA lança Campanha para prevenção de afogamentos

e alerta para o perigo desse acidente

 

A cada ano mais de 1.100 crianças são vitimas de afogamento no Brasil

A ONG CRIANÇA SEGURA lança uma campanha de prevenção contra afogamentos de crianças e adolescentes. Esse acidente ocupa o segundo lugar no ranking de mortes de crianças por acidentes no Brasil, até 14 anos. A divulgação será através de nossas redes sociais e assessoria de imprensa.

O objetivo da campanha é ensinar os pais e responsáveis sobre maneiras de evitar esse acidente tão comum. Com a chegada do calor, as pessoas procuram passeios para se refrescar e refrescar aos pequenos. Dependendo da região, praias, cachoeiras e piscinas são as opções mais procuradas. Porém, é preciso lembrar que lagos, rios e represas, também são uma opção de lazer para muitos. Dentro de casa também é muito importante ficar atento ao acesso das crianças a baldes, banheiras com água e vasos sanitários.

Todos os anos no Brasil, mais de 1.100 crianças morrem vítimas de afogamentos. Em 2011, segundo informações do Datasus, banco de dados do Sistema Único de Saúde, 1.115 crianças de 0 a 14 anos morreram e 293 foram hospitalizadas. Sendo que a maior incidência de mortes foi entre crianças de 1 e 4 anos com 422 casos, representando 37% do total, e em segundo lugar, as crianças de 10 a 14 anos, que representaram 36% dos casos, 407 registros.

Estes afogamentos acontecem principalmente em aguas naturais e abertas, com 424 mortes (38%). A região mais afetada foi a Nordeste, com 397 fatalidades (35%). Na região Sudeste, foram 297 mortes (26,6%), no Norte 200 (17,9%), no Sul 122 (10,9%) e no Centro-Oeste 99 (8,9%). Porém, ao analisar as regiões do Brasil por taxa, a região Norte foi a mais afetada com 4 mortes a cada 100.000 habitantes.

Os estados mais afetados por número absoluto foram São Paulo, com 132 mortes (11,8%), Bahia 105 (9,4%), Minas Gerais 91 (8%). Analisando por taxa, a Bahia foi o estado mais afetado com 3 mortes a cada 100.000 habitantes.

Observa-se ainda uma grande diferença entre os meninos, que representaram 66% das mortes, com 755 casos registrados, enquanto as meninas representaram um número menor. Foram 360 casos que representaram 34% do total de vítimas.

Outro problema que tem preocupado são as piscinas. O número de mortes, comparativamente, não é tão significativo, 89 mortes, neste mesmo ano. Porém, o que mais chamou atenção da mídia no ano de 2014, foram as mortes envolvendo os ralos das piscinas. As crianças ficaram presas por partes do corpo ou pelo cabelo.

Segundo estudos do Dr. David Szpilman, Médico, especialista em afogamento e Chefe da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Municipal Miguel Couto; e Sócio Fundador, e atual Diretor Médico da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático – SOBRASA; a maioria dos afogamentos acontece em águas naturais, doces e abertas.

A facilidade com que este acidente pode ocorrer agrava-se devido a duas características principais do afogamento. Geralmente ele é rápido e silencioso. Por este motivo, a adequação no ambiente e a supervisão do adulto são essenciais para evitar este risco. Em casa, por exemplo, é importante lembrar que apenas três dedos de água em um balde esquecido na cozinha já representam perigo significativo para uma criança que está começando a andar. Elas têm cabeça mais pesada e gostam de brincar com água, podem se virar e não conseguem voltar. Apenas 10 segundos são suficientes para que a criança fique submersa na banheira; 2 minutos são suficientes para que a criança, submersa, perca a consciência e de 4 a 6 minutos para que a criança fique com danos permanentes no cérebro.

A CRIANÇA SEGURA também apoia a Campanha PISCINA + SEGURA, lançada em janeiro deste ano, desenvolvida pela SOBRASA, Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, que tem por objetivo minimizar em até 95% as mortes de crianças por afogamento em piscinas e mostrar que pequenas ações podem evitar acidentes e salvar vidas. Para mais informações sobre esta campanha, acesse o link: http://www.sobrasa.org/piscinamaissegura

PREVENÇÃO

Além da supervisão total do adulto, outras medidas podem evitar este acidente: usar colete salva-vidas, esvaziar e armazenar em locais altos os baldes, bacias e banheiras após o uso, fechar vasos sanitários e banheiros, tampar ou esvaziar os tanques, esvaziar piscinas infantis e tampar com lona bem presa as piscinas “regan” após o uso.

As piscinas devem ser protegidas com cercas de pelo menos 1,5 m, alertas sonoros de movimento também podem ser usados e os ralos cobertos com tampa especial para evitar a sucção de partes do corpo.

Outras formas de prevenção, também importantes, são ensinar a criança a nadar a partir dos quatro anos e os responsáveis aprenderem técnicas de primeiros socorros em caso de uma emergência.

“Prevenção é melhor que qualquer vacina”, alerta a Dra. Simone Abib, cirurgiã pediatra e presidente do Conselho da CRIANÇA SEGURA. Outra boa dica para evitar riscos é ensinar os pequenos sobre as condutas de segurança e ser o exemplo. “Crianças aprendem pelo modelo”, complementa a doutora.

ACIDENTES

Os afogamentos e todos os outros acidentes somados representam a primeira causa de morte e a terceira de hospitalização de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. O acidente é uma séria questão de saúde pública que pode ser solucionada em 90% dos casos com ações de prevenção como a disseminação de informações sobre o tema, mudança de comportamento, políticas públicas que assegurem infraestrutura e ambientes seguros para o lazer, legislação e fiscalização adequadas.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 126.623 crianças foram hospitalizadas vítimas de acidentes e 4.727 morreram (2011). Ao sofrer um acidente grave, a criança pode ter sua vida interrompida ou seu desenvolvimento saudável totalmente comprometido. No mundo, 830 mil crianças morrem, anualmente, vítimas de acidentes segundo o Relatório Mundial sobre Prevenção de Acidentes com Crianças e Adolescentes, da Organização Mundial da Saúde e UNICEF que também relata que milhões de crianças vítimas de acidentes não fatais necessitam de tratamento hospitalar intenso e adquirem sequelas físicas, emocionais e sociais; por toda a vida.

A CRIANÇA SEGURA

A CRIANÇA SEGURA é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, dedicada à prevenção de acidentes com crianças e adolescentes de até 14 anos. A organização atua no Brasil desde 2001 e faz parte da rede internacional Safe Kids Worldwide, fundada em 1987, nos Estados Unidos, pelo cirurgião pediatra Martin Eichelberger.

Para cumprir sua missão, desenvolve ações de Políticas Públicas – incentivo ao debate e participação nas discussões sobre leis ligadas à criança, objetivando inserir a causa na agenda e orçamento público; Comunicação – geração de informação e desenvolvimento de campanhas de mídia para alertar e conscientizar a sociedade sobre a causa e Mobilização – cursos a distância, oficinas presenciais e sistematização de conteúdos para potenciais multiplicadores, como profissionais de educação, saúde, trânsito e outros ligados à infância, promovendo a adoção de comportamentos seguros.

A ONG conta com a contribuição de parceiros institucionais, como Johnson & Johnson e parceiros de programas, como Ministério da Saúde, FEDEX, Abrapur – Associação Brasileira de Produtos Infantis, Anglo American, Ace, Ariel, Downy e Portal Rede Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados