Pesquisar no Blog

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014


No Dia Contra o Câncer, cigarro segue como vilão


 

 

O tabaco é a principal causa de morte evitável do mundo, mas o fumo continua fazendo vítimas. Nesta terça-feira (4/2), Dia Mundial Contra o Câncer, mais uma vez o fumo será apontado entre os motivos para o maior número de casos da doença no Brasil e no mundo, ao lado do envelhecimento da população, das mudanças na alimentação e da falta de exercícios físicos.

 

A Organização Mundial da Saúde, em relatório divulgado esta semana, calcula que os casos de câncer devem duplicar nos próximos 20 anos, em todo o mundo. Segundo a "Estimativa 2014 - Incidência de câncer no Brasil", do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (Inca), devem surgir 576.580 novos registros da doença no país este ano. 

 

O maior causador de câncer de pulmão continua sendo o cigarro, que confere um aumento do risco em até 30 vezes, mas o problema pode se agravar com a poluição atmosférica.

 

“Para quem fuma ou vive perto de pessoas que fumam, o fato de saber que, além do risco do tabagismo, está exposto à poluição do ar externo deve ser um motivo a mais para se esforçar para abandonar o cigarro”, explica o oncologista Cristiano Duque, do Inca.

 

A oncologista Sabrina Chagas aposta na mudança de hábitos como a melhor prevenção. “O abuso do fumo deve ser evitado porque os males que causa são amplamente conhecidos. O papel da rede de saúde é ajudar o fumante a largar o vício antes que as doenças se instalem”, diz a médica da Oncoclínica, no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados