Pesquisar no Blog

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Hemocentro do Hospital São Paulo comemora o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue


Hemocentro do Hospital São Paulo comemora o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Doação segue novas regras do Ministério da Saúde


O Hemocentro do Hospital São Paulo - Hospital Universitário da Unifesp realizará, nos dias 25 e 26 de novembro de 2013, uma comemoração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, para reforçar a importância deste ato.

A doação de sangue no Brasil segue novas regras, desde 13 de novembro de 2013, quando foi publicada uma normatização do Ministério da Saúde que permite a doação até os 69 anos. Com isso, podem doar sangue indivíduos com idade entre 16 a 69 anos (necessária autorização de responsável se for menor de idade), que tenham mais de 50 quilos e sejam saudáveis, sem antecedentes de risco para a transmissão de doenças como Hepatites e AIDS.

“Nessa mesma normatização, tornou-se obrigatória a realização de testes moleculares para Hepatite C e HIV, que permitem uma maior segurança nas transfusões de sangue”, explica a médica do Hemocentro, Maria Angelica de Camargo Soares.

Para doar, é só comparecer ao Hemocentro, localizado na Rua Diogo de Faria, 824, esquina com a Rua dos Otonis, na Vila Clementino, com um documento com foto. Também é preciso não estar em jejum. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, e aos sábados, das 8h às 13h. O local tem estacionamento para os doadores. O telefone para contato é (11) 5576-4240 (opção 1).

Sobre o HSP

Em quase 80 anos de atividades – 40 deles, ocupando a posição de um dos melhores centros formadores de médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde do país – o Hospital São Paulo (HSP) atende a todas as especialidades médicas, com foco nos procedimentos de alta complexidade. O HSP é responsável pela cobertura de uma área com mais de 5 milhões de habitantes na Grande São Paulo, além de atender pacientes de outros Estados.

A cada mês, o HSP realiza mais de 61 mil atendimentos ambulatoriais e 68 mil no serviço de emergência, 2.430 internações, 3 mil cirurgias e 302 mil exames laboratoriais. Reconhecido pelos ministérios da Saúde e Educação como hospital universitário (HU) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em 2004, abriga 91 programas de residência médica e 11 de residência multiprofissional. Ao lado de uma intensa atividade assistencial, o HSP também se destaca pela vasta produção científica, o que o qualifica como uma instituição de excelência tanto no cenário nacional quanto internacional.

Em 2012, a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), mantenedora do HSP, cedeu, por 25 anos, as instalações do HSP à Universidade para as atividades acadêmicas, assistenciais e de pesquisa da Escola Paulista de Medicina/Unifesp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados