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quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Campanha “Novembro Dourado


Campanha “Novembro Dourado” alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

A descoberta em estágio inicial viabiliza a cura em 70% dos casos, possibilita tratamento menos agressivo e diminui o número de sequelas

sobope_novenbro_dourado.pngNo dia 23 de novembro, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil. Para lembrar a importância da data, a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE) participa da campanha “Novembro Dourado”, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce.

De acordo com a oncologista pediátrica e vice-presidente da SOBOPE, Teresa Fonseca, nos estágios iniciais o tratamento poderá ser menos agressivo, com menos sequelas e melhor qualidade de vida. Apesar disso, ainda é frequente o atraso no diagnóstico. “Vários são os motivos para que isto ocorra, como a demora na procura do serviço médico pela família quando surgem os primeiros sintomas; o grau de  suspeita da possibilidade de câncer tanto pelo leigo como pelo pediatra generalista e outros profissionais de saúde, pois os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil assemelham-se muito  aos das doenças comuns da infância; e a dificuldades de acesso aos meios diagnósticos e ao encaminhamento adequado para centros de referência”.

Ainda segundo a vice-presidente, a campanha também visa sensibilizar os governantes na construção de uma política de saúde pública que contemple as necessidades das crianças e adolescentes com câncer. “Vamos vestir o Brasil de dourado inspirando uma atitude positiva em prol do diagnóstico precoce e melhor qualidade da assistência para obtenção de maiores taxas de cura com qualidade de vida. Convido a todos a usarem o laço dourado no dia 23!”

Segunda causa de morte em crianças no país, o câncer na criança e no adolescente é uma doença de evolução rápida, em geral. De acordo com a vice-presidente, o estabelecimento do fluxo de investigação e encaminhamento do paciente aos centros de referência regionais de forma efetiva deve ser prioritário pelos gestores do sistema de saúde para o tratamento da doença em fase inicial.

Saiba mais sobre a campanha “Novembro Dourado”

Sobre a razão do uso do laço na campanha, trata-se de uma homenagem a Penney Laigen. Em 1970, ela colocou diversos laços amarelos nas árvores em homenagem a seu marido, que lutou pelo exército norte-americano na Guerra do Irã. O laço, então, se transformou em símbolo de união por uma campanha, já que os amigos e familiares de Penney aderiram ao gesto da mulher.

Na campanha “Novembro Dourado” o amarelo tem sentido de demonstrar um sinal de alerta para necessidade de atitudes que levem ao diagnóstico precoce. Já a cor dourada simboliza o “padrão ouro” que necessitam os pacientes de câncer infantojuvenil.

O dia 23 de novembro tornou-se o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil após a aprovação de lei sancionado pela então presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2008.

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